Concepção Construtivista Permeada pelo Uso de Tecnologias: mais um artigo publicado!

O artigo “Concepção Construtivista Permeada pelo Uso de Tecnologias: um estudo de caso“, escrito por José Wilson da Costa, Mariana Bethonico Muniz Guimarães e Márcia Gorett Ribeiro Grossi foi publicado na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação.

Segue o link: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5707/4803

RESUMO: Diferentes tecnologias estão presentes nos contextos escolares e dependendo da maneira como são usadas, podem favorecer a construção do conhecimento. Para entender como as concepções construtivistas contribuem para a aprendizagem permeada pelo uso de tecnologias, foram investigados os impactos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na prática pedagógica construtivista. Trata-se de um estudo de caso em uma escola construtivista de Belo Horizonte – Minas Gerais, usando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em uma disciplina optativa. Verificou-se que o uso das TDICs ultrapassa os conhecimentos construídos na escola, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Assim o AVA pode ser considerado uma proposta educacional, pois proporciona uma aprendizagem colaborativa e mediada por diversos sujeitos sociais que atuam efetivamente para a construção do conhecimento.

 

Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>