A NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 9, n. 19, p. 87-102, mai./ago. 2016. ISSN: 1983-6597 (versão impressa); 2358-1425 (versão online). doi:10.20952/revtee.2016vl9iss19pp 87-102
Autoras: Márcia Gorett Ribeiro Grossi e Shirley Doweslei Bernardes Borja
Resumo: A introdução da neurociência precisa ser considerada em todas as modalidades de ensino. Dentre essas, na Educação a Distância, que foi o foco desse estudo, cujo objetivo foi verificar se as ações pedagógicas desenvolvidas nos Ambientes Virtuais de aprendizagem dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG) utilizam os princípios da neurociência no processo de ensino a partir da perspectiva dos professores e tutores a distância. Optou-se nesse estudo pela pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e a exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se o estudo de caso. Os resultados mostram que nos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil a distância do CEFET-MG, as ações pedagógicas desenvolvidas ainda não utilizam todos os princípios da neurociência no processo de ensino e aprendizagem, embora não seja falta de tecnologia adequada para tal, mas da necessidade da percepção por parte dos professores e tutores a distância em conhecer seus alunos e suas diferenças.
Para visualizar o artigo, clique aqui.
AS MULHERES PRATICANDO CIÊNCIA NO BRASIL
Revista Estudos Feministas, On-line version ISSN 1805-9584
Autoras: Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Shirley Doweslei Bernardes Borja, Aline Moraes Lopes e Aleixina Maria Lopes Andalécio.
Resumo: As mulheres vêm aumentando sua participação em diferentes áreas da sociedade, mas ainda enfrentam obstáculos, inclusive para sua inserção no mundo da ciência. Buscando uma melhor compreensão sobre esse fenômeno, realizou-se uma pesquisa que mapeou a participação feminina no desenvolvimento de pesquisas no Brasil, a partir da análise dos currículos Lattes de 4.970 mulheres que defenderam suas teses de doutorado entre os anos de 2000 e 2013. Em relação aos procedimentos técnicos, foi utilizada uma pesquisa documental, cuja coleta de dados se deu no período de dezembro de 2013 a julho de 2014. Os resultados mostram que as mulheres conseguiram muitos avanços nessa área, mas que a desigualdade de papéis entre mulheres e homens ainda persiste dentro da ciência.
Para visualizar o artigo, clique aqui.
AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO FACEBOOK
Evento: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Comunidades e Aprendizagem em rede
Autores: Amanda Tolomelli Brescia / José Wilson da Costa
Resumo: Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências
positivas de utilização do Facebook com finalidade educacional. A pesquisa
descrita neste artigo é parte da dissertação da autora que tem por objetivo
analisar como educadores tem atuado na plataforma de rede social
Facebook e como os alunos percebem essa atuação. Para alcançar esse
objetivo foi realizada a observação em cinco grupos que utilizam essa rede
social com finalidade educacional e aplicação de questionários aos alunos
que fazem parte dos já referidos grupos.
Para visualizar o artigo, clique aqui.
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Revista Caderno Espaço Feminino – ISSN 1981-3082
Autoras: Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Márcia Gonçalves Reis – 2013
Resumo: Nesta pesquisa foi verificado se o programa Nacional de Integração da educação profissional (PROEJA), que faz parte de uma política educacional inclusiva, atende as expectativas das estudantes desses cursos. A análise dos dados permitiu identificar as questões como: história de vida, percurso escolar e profissional, motivações e perspectivas que levaram essas mulheres a optarem pelo curso
Para visualizar o artigo, clique aqui.
PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DAS REGIÕES SUL E SUDESTE – 2011
Revista Atos de Pesquisa em Educação – ISSN: 1809-0354
Autores: Márcia Gorett Ribeiro Grossi, José Wilson da Costa, Sabrina Ferreira Aguiar
Resumo: Neste artigo é apresentada uma pesquisa sobre as plataformas desenvolvidas para apoio à aprendizagem realizada nos ambiente virtual, seja para os cursos a distância ou para apoio ao ensino presencial. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar as plataformas de aprendizagem, os Learning Management System (LMS) utilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem das universidades federais das regiões sul e sudeste. Também foi realizada uma pesquisa sobre a produção científica brasileira referente ao tema Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), utilizados artigos, documentos e periódicos, consultados na Internet, no primeiro semestre de 2010. Foram selecionados 50 artigos e escolhidos 10 para análise. Após essas pesquisas foram selecionadas 5 plataformas de aprendizagem para análise, constatou-se que a plataforma mais utilizada é o moodle. Concluiu-se que essas cinco plataformas possuem características muito parecidas como: software livre, geração e gestão de banco de dados, suporte multi-idioma, perfil dos participantes, Chat, fórum, funionam em plataformas similares e possuem interface gráfica simples e padronizada e, que proporcionam facilidade de utilização e aprendizagem. Além disso percebeu-se que o uso de plataformas de aprendizagem não apenas uma tendência, mas uma realidade nas universidades federais das regiões sul e sudeste.
Para visualizar o artigo, clique aqui.
CONHECENDO O PROEJA: ANALISE DO DOCUMENTO-BASE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Revista Educação & Tecnolgica – CEFET-MG 2011 (IMPRESSA)
Autores: Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Ademir José dos Santos
Resumo: Este trabalho traz uma análise do Documento Base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), apresentado seus principais pontos e mostra como a oferta da Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é um importante instrumento para a oferta e uma política pública de Estado, visto a integração da Educação Profissional com o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos.
UMA REFLEÇÃO SOBRE A CLASSE DA ÁREA DA INFORMÁTICA NO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DEWEY
Revista Educação & Tecnolgica – CEFET-MG 2011 (IMPRESSA)
Autora: Márcia Gorett Ribeiro Grossi
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de examinar as revisões no sistema de classificação (que tem a função de descrever o conteúdo de um documento, do qual é extraído o assunto principal e eventualmente, um ou dois assuntos secundários, os quais são traduzidos para o termo mais apropriado da linguagem documental adotada na unidade de informação) decimal Dewey, no que se refere à área da informática com a finalidade de verificar se este sistema está conseguindo acompanhar a área de informática, que evolui rapidamente, por meio de exemplos práticos.