Quem Somos?

O que é o Grupo

O Grupo AVACEFETMG é um grupo de pesquisa e discussões sobre a educação e o uso das tecnologias da informação e da comunicação, na perspectiva  dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).

AVAs, segundo Costa et al (2003), são espaços destinados às relações como saber mediados pelas tecnologias, que, no âmbito da escola, são desenvolvidas através das interações dos alunos com os conteúdos, dos alunos com outros alunos e dos alunos com o professor.

Objetivos

  • Intensa investigação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que se configuram no interior das escolas através dos laboratórios de informática e dos projetos educativos mediados pela tecnologia.
  • Desenvolvimento de atividades estruturais de configurações dos AVAs, privilegiando as arquiteturas tecnológicas baseadas em software livre.
  • Discussão acerca de projetos e de ações pedagógicas, pressupondo as inter-relações entre alunos e objetos do conhecimento.
  • Potencialização do uso da rede, agregando pessoas e projetos, gerando novos e atuais arranjos produtivos, em escala regional, nacional e internacional, o que  viabilizará  crescimento econômico das cidade, dos estados e do país.
  • Reciclagem de profissionais de informação, comunicação e de conhecimento.

Comments are closed.